quarta-feira, 16 de maio de 2012

Trabalho de Campo de Radcliffe-Browm


Onde: Ilhas Andaman

Quando: 1908-1910

Povo: Tribos das Ilhas Andaman

Fale um pouco: 
Quando Radcliffe-Brown chegou às Ilhas Andaman teve bastante dificuldade para aprender a língua nativa. Acampou durante três meses na Pequena Andaman e fez um grande esforço para aprender a língua, até que finalmente desistiu, desesperado. Acabou fazendo a maioria de seu trabalho na Grande Andaman onde encontrou um informante inteligente que falava inglês. Radcliffe considerou que só conseguira realizar progressos substanciais no final de sua estadia, quando encontrou o informante. Quando sua monografia foi publicada em 1922, sua verdadeira importância para Radcliffe-Brown era como exemplo do método analítico; no que dizia respeito à pesquisa de campo, contentou-se em descrever o trabalho como um estudo de aprendizado, e apoiou-se maciçamente nos relatos etnográficos de um antigo residente das ilhas, E. H. Man, embora divergindo de suas interpretações especulativas. Foi para o campo como etnólogo e seu objetivo inicial, refletindo em seu primeiro relato, era reconstituir a história dos andamaneses e dos negritos em geral. Mais tarde, foi convertido ao ponto de vista durkheimiano de que o significado e a finalidade dos costumes devem ser entendidos em seu contexto contemporâneo; e foi isto que ele se propôs demonstrar no livro.
          Radcliffe-Brown dividiu os “costumes” em três tipos: técnicos, regras de comportamento e aquilo a que chamou “costumes cerimoniais”, nos quais concentrou sua atenção. Os costumes cerimoniais incluíam aquelas ações coletivas executadas convencionalmente em ocasiões de mudanças no curso da vida social. O seu propósito, acreditava ele, era a expressão de sentimentos coletivos referentes a tais mudanças. Na primeira parte do livro, descreveu uma série desses costumes, constando principalmente cerimônias e mitos. A segunda parte do estudo ocupava-se de sua interpretação. É este o verdadeiro núcleo do livro.

Atualidade: As Ilhas Andaman ficam em um território que hoje pertence á Índia.






Onde: Austrália

Quando: 1910-1912

Povo: Aborígenes Australianos

Fale um pouco:
Quando Radcliffe-Brown partiu para a Austrália em 1910 levou Grant Watson com ele, pelo dispomos de uma vívida descrição da expedição, sumamente reveladora do caráter e dos métodos de Radcliffe-Brown, e valiosa para se compreender, de um modo geral, as condições de trabalho de campo nessa época. As investigações na Austrália Ocidental foram guiadas em parte por sua conclusão, decorrente de um estudo da literatura de que seria licito esperar o aparecimento na área de uma certa variação da estrutura típica, e essa conjetura foi recompensada por sua descoberta no sistema Kariera em 1911. Apesar desse triunfo no campo, ficou uma vez mais evidente que o seu trabalho era etnografia “de levantamento e de aproveitamento de salvados”, e que era estéreo em comparação com o tipo de trabalho de campo que Malinowski estava realizando nas Trobriand. A preocupação central de Radcliffe-Brown em seu trabalho australiano foi com o sistema de parentesco e casamento, algo que ele não tratara com muita autoridade em seu estudo de Andaman. Como sublinhou uma autoridade moderna, a suposição de Radcliffe-Brown de que os sistema de casamento e os sistemas de classe variavam independentemente é “presumivelmente falsa, pois enquanto nos mostra que nenhum deles determina exclusivamente o outro, as suas próprias provas sugerem, por outro lado que sistemas incompatíveis de casamento e classe nunca coexistem na mesma sociedade”. Apesar desse erro e de sua recusa em reconhecer tudo o que aproveitou do trabalho anterior de R. H. Mathews, os estudos australianos destacam-se como uma notável síntese e marcam um significativo progresso em nossa compreensão dos refratários problemas da organização social australiana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário