segunda-feira, 14 de maio de 2012

Fontes teóricas de Malinowski

  
Malinowski teve de interromper científica logo depois de formado, por motivos de saúde. Impedido de trabalhar, leu, como distração  a famosa obra de Sir James Frazer, The Golden Bough, que o atraiu definitivamente para a antropologia e que exerceu influência profunda em sua formação.




                                             Reconhecimento de Frazer
Sr. James Frazer deixa nítido o pioneirismo de Malinowski dentro da Antropologia no prefácio do livro "Argonautas do Pacífico Ocidental", ainda tratando a ciência exercida por este como Sociologia. Frazer elogia a disposição de Malinowski em penetrar nos motivos que fundamentam as trocas do Kula bem como nos sentimentos que as trocas provocam nos nativos , argumenta que a simples descrição de atos sem qualquer referência ao estado mental do agente não vai de encontro aos propósitos da sociologia, cujo objetivo não é apenas registrar, mas entender o comportamento humano na sociedade. As palavras de Frazer situam a importância de Malinowski dentro das Ciências Sociais e ainda na fundamentação de uma nova ciência, a ciência Antropológica.
(alguns anos depois de ir em busca de sua nova vocação como antropólogo)






Durkheim




Os primeiros trabalhos de Malinowski acusam uma forte influencia de Durkheim que forneceu a ele, a formulação inicial dos conceitos de função e de integração funcional, com os quais essa nova geração de antropólogos procurou contruir um método próprio e chegar a uma nova teoria antropológica, chamada funcionalismo 

























Nenhum comentário:

Postar um comentário